As Rochosas do Canadá, Banff e Icefields Parkway – Um roteiro deslumbrante.

Olá pessoal,

Ontem fui jantar com a Tati, uma amiga com quem fiz um tour básico de 20 dias pelo Canadá em 2015.

E em uma conversa cheia de memórias, discutimos sobre nosso preferido e chegamos a uma conclusão:

BANFF

Não que ele não tenha sido escolhido no momento que abrimos a porta do nosso hotel, mas é que adoramos relembrar a surpresa que foi olhar aquela paisagem deslumbrante.

Sabe aquele ditado que diz: “é de comer chorando”, pois é….a paisagem é de “admirar chorando”.

Vou contar desde o inicio, como fomos parar lá, as nossas alegrias, as surpresas e o nosso maior arrependimento….

A escolha:

Eu e Tati somos um pouco diferentes quanto aos lugares que gostamos. No entanto, como passaríamos muito tempo juntas, fizemos um roteiro para agradar “Gregos e Troianos”.

Ela queria o lado leste do Canadá, já eu…queria aventura e natureza (eu amo o meio do mato).

Confesso que até aquele momento nunca tinha ouvido falar de Banff e também confesso que nunca tinha pensado em ir para o Canadá.

E nessa de nos agradarmos mutuamente que Banff entrou na nossa lista!!!

Banff é uma cidade canadense da província de Alberta, cuja capital é Edmonton. É considerada uma das melhores cidades para explorar as Rochosas.

O Banff National Park, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade pela sua vasta região ainda selvagem, a diversidade de fauna e de flora, por suas enormes belezas naturais e as características únicas dos lagos Louise e Moraine.

Há várias formas de chegar e a mais comum é a que utilizamos.

Pegamos um voo de Vancouver à Calgary e alugamos um carro para seguir até Banff.

A estrada é muito boa e mesmo indo no final do inverno, com algumas trechos da estrada congelados, o trajeto foi bem tranquilo, exceto pelo fato de que estava muito escuro e não dava para ter noção do que nos aguardava no dia seguinte.

A viagem durou cerca de 2 horas e todo o trajeto foi feito pela Trans-Canada Hwy/AB-1.

Entramos no Banff National Park (a portaria funciona 24 horas), onde existem duas vilas para hospedagem a Town of Banff (onde ficamos) e o Village of Lake Louise, ambas tem estrutura turística.

Tentamos achar algo para comer, mas estava tudo fechado, então fomos dormir e esperar o dia seguinte.

O hotel escolhido foi http://innsofbanff.com/ e sem dúvida foi um dos melhores que já fiquei….

Nosso primeiro dia:

Acordamos bem cedo, a temperatura era de -10°, mas a sensação térmica chegou a bater os -23°, então nos empacotamos e fomos tomar café, ao abrir a porta, quase choramos.  Aquela paisagem não poderia ser de verdade, era como uma pintura, e ficamos pelo menos uns 15 minutos na neve, girando que nem um peru, embasbacadas com a beleza imponente das Rochosas.

E naquele momento já bateu o arrependimento – PORQUE SÓ 3 DIAS???

Enfim, vamos aproveitar!

Após o café fomos cumprir o nosso roteiro, que era rodar pela estrada mais bonita do mundo a Icefields Parkway.

Até tínhamos alguns lugares que queríamos parar, mas saímos sem destino e descobrindo cada cantinho que nos era permitido.

O passeio foi mais que sensacional, rodamos o dia inteiro e não nos cansamos.

Fizemos a parada obrigatória no Lake Louise e outros pontos mais famosos, mas essa estrada não se resume só aos pontos conhecidos.

Lake Louise

Nosso BFF

Vá sem pressa, pois são os lugares mais remotos que escondem as maiores belezas.

Após uma longa trilha….

Muita gente perguntou se teria graça visitar a região no inverno, afinal estava tudo congelado e não seria possível ver as “pinturas” dos lagos….

No começo eu tive um pouco de medo, mas se alguém me perguntar hoje eu digo: vá na Primavera, Verão, Outono e Inverno.

O lugar é cercado por tantas belezas naturais, lagos glaciais, montanhas e florestas infindáveis que a estação do ano não faz a menor diferença.

Quando voltamos ao vilarejo, comemos o melhor “fondue de queijo” de nossas vidas e no fim da noite fomos curtir o Saint Patrick’s Day num pub local…

Nosso segundo dia:

Foi dedicado à Sulphur Mountain, uma das montanhas mais altas do parque, cuja base esconde a Upper Hot Springs, uma piscina natural de águas quentes. Subimos de teleférico, e lá de cima, observamos a paisagem que tornou Banff Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, uma cordilheira rasgada por lagos e coberta de geleiras.

IMG_4056IMG_4118IMG_4125

Também conhecemos o Lake Minnewanka Loop: um conjunto de três lagos, o Minnewanka, Jack Lake e Johnson Lake, onde é muito comum ver pessoas fazendo atividades com barcos e caiaques. Como estava tudo congelado nossa única opção era caminhar por cima dele pelo gelo!!!

Demos um pulinho no chiquérrimo hotel Fairmont um luxuoso hotel do século XIX, no coração de Banff, o famoso “Castelo da Montanha”.

E para encerrar o dia fomos ao Bow Falls e Bow River…meio congelado, mas valeu cada segundo….

Espero que tenham gostado!!!

bj

Loret…

Um comentário em “As Rochosas do Canadá, Banff e Icefields Parkway – Um roteiro deslumbrante.